Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2259
Título: | EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ORIGENS DA MODALIDADE DE ENSINO NA UNIVERSIDADE DE UBERABA (2000 - 2015) |
Autor(es): | Bisinotto, Lorena Malta |
Palavras-chave: | História das Instituições Escolares Educação a Distância Ensino Superior Uniube |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada na esfera do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube), vinculada à linha de pesquisa "Linha ll - Processos Educacionais e Seus Fundamentos". O estudo teve como objetivo geral compreender as condicionantes históricas que levaram ao empreendimento de criação e como motivação investigar a forma como funcionou a educação à distância a partir do ano 2000 a 2015, período que corresponde ao início da trajetória da Educação a Distância na Uniube e as inovações que ocorreram em 2015. Além disso, o estudo teve os seguintes objetivos específicos: Interpretar o contexto histórico de consolidação da EAD no brasil, compreender o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da modalidade ead. Sendo assim, teve-se como proposta de investigação a análise de como se deu a criação da modalidade a Educação a Distância e quais foram as transformações ocorridas no processo educacional ao longo dos anos 2000 até 2015 na Universidade de Uberaba. O enquadramento teórico utilizado na pesquisa baseou-se nas contribuições conceituais e teóricas dos seguintes autores: Alves (2009; 2011); Abreu (2004); Cruz e Lima (2019); (Costa 2012; 2017); Camargo (2012); Faria e Salvadori (2010); Filgueiras (2007); Fernandes e Rezende (2003); Guarezi (2009; 2012); Lima e Faria (2011), Lima (2014); Lacerda (2012); Moore e Kearsley (1996; 2007); Neves (2000); Nunes (1998 2009) e Sartori (2002). A condução da pesquisa foi organizada em três etapas, configurando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, realizando análise documental de materiais colhidos in loco. Por meio desse estudo, foi possível compreender os principais conceitos que fundamentam a importância histórica e social da Educação a Distância no Brasil, desde seu surgimento até a contemporaneidade. Além disso, foram identificadas evidências acerca das contribuições desta modalidade para a educação brasileira, bem como seu potencial social para levar acesso à educação a regiões desprovidas de instituições de Ensino Superior e Pós-Graduação. Também são discutidas as razões para a implementação de cursos na modalidade à distância na universidade, discorrendo sobre as condições de oferta dos primeiros cursos, a estrutura pedagógica e administrativa da Uniube, no que diz respeito a educação à distância, elencando as tecnologias utilizadas na primeira fase de implementação de cursos e os desafios vivenciados ao longo de quinze anos de história. Ademais, foram avaliados os aspectos referentes a evolução do modelo de ensino na oferta da modalidade de educação à distância pela instituição, de modo que os principais avanços são referentes a acessibilidade de recursos didáticos, ferramentas, acesso aos profissionais envolvidos no processo educacional e melhores condições administrativas na distribuição de tarefas e acesso a serviços ofertados pela universidade. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2259 |
Aparece nas coleções: | TURMA 16 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LORENA MALTA BISINOTTO.pdf | 27,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.