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dc.contributor.authorRocha, Nara Hilda Batista-
dc.date.accessioned2023-01-30T12:40:23Z-
dc.date.available2023-01-30T12:40:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2261-
dc.description.abstractO tema da pesquisa situa-se no campo da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Pressupõe-se que a formação docente na EPT seja ainda problemática no Brasil, para a preparação do profissional do século XXI, visto que as recorrentes mudanças que permeiam o desenvolvimento desse segmento educacional, é munido por políticas públicas de interesses aliados ao mercado do capital, para o desenvolvimento profissional dos sujeitos. Novas políticas para a formação de professores se instauraram, principalmente a partir de 2015, com as resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), apresentando diretrizes específicas para formação docente para a EPT. Estarão comprometidas caso não sejam acompanhadas e desenvolvidas concomitantes com as políticas públicas. A racionalidade técnica presente na formação dos sujeitos para a EPT resulta de um contexto histórico-social, que se desenvolveu ao longo de décadas. A Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Teoria da Atividade fundamentam a pesquisa, pois a compreensão do desenvolvimento humano na perspectiva de Vigotski (1997) e Leontiev (1983, 2010), dentre outros, poderá ser estrutura para a formação docente para a Educação Profissional e tecnológica no século XXI, em cenário complexo, no país. Para tanto, essa dissertação se integra na linha de Pesquisa de Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem. O objetivo geral do estudo é compreender a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para alcance desse objetivo, procura-se identificar e descrever os avanços científicos da área de formação e professores para a EPT; sistematizar as propostas contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Ministério da Educação e Cultura (MEC), sobre o ensino na EPT; apresentar como a Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Teoria da Atividade podem contribuir com o desenvolvimento profissional docente; analisar o projeto pedagógico de curso para formação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e conhecer e analisar as principais contribuições teóricas. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica para elucidação do contexto e do objeto pesquisado. Constata-se que, embora haja novas políticas para formação docente para a EPT, a mesma encontra-se marcada por interesses pessoais, políticos e partidários, com uma matriz pedagógica pragmática, ainda predominantemente associada a teoria do capital humano, em que a educação aprimora aptidões e habilidades na produção de mão de obra. O projeto pedagógico do curso do IFTM denota o desenvolvimento teórico-prático para além do desenvolvimento da pedagogia específica para a EPT. Constata-se nuances da formação integral dos sujeitos com participação reflexiva, interativa e colaborativa. Formar o professor da EPT com vistas ao seu desenvolvimento profissional e humano, é desafio enorme, visto que, a especificidade e a abrangência desse segmento educacional, exige dele a formação profissional para as atividades técnicas, e devemos, acima de tudo considerar, a importância da relação trabalho e educação, para a formação integral dos sujeitos, resultando numa formação educacional mais ética e humana, com vistas a uma sociedade mais justa.pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTecnológicapt_BR
dc.titleFORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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