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dc.contributor.authorSousa, Gustavo Borges de-
dc.date.accessioned2023-02-24T17:22:37Z-
dc.date.available2023-02-24T17:22:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2279-
dc.description.abstractA perspectiva de leitura para o século XXI apresenta uma realidade pessimista ao se confrontar o livro com as novas modalidades de mídias tecnológicas que assaltam o interesse do jovem aluno do Ensino Médio. Portanto, a complexidade do sistema educacional exige uma tomada de diferente postura por parte dos atores envolvidos para que uma plataforma de ascensão intelectual e social, como o livro, continue a difundir temáticas relevantes à formação do cidadão. Em função disso, o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade de Uberaba, disponibiliza a linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos com o intuito de aprofundar esta temática. No entanto, para que isso ocorra, faz-se necessário uma revisão da bibliografia que ajude a compreender a evolução da leitura via história, antropologia e suas adjacências. Isso converter-se-á na possibilidade de levantar mecanismos que possam colocar a leitura de clássicos literários e filosóficos novamente em destaque, uma vez que fora há muito tempo suplantada por jogos antipedagógicos, uso inadequado ou excessivo de comunicação tecnológica ou simplesmente desinteresse. Em relação à relevância pedagógica, intelectual e social da leitura, o projeto visa somar os suportes textuais e não a exclusão de um em detrimento do outro. Assim, uma vez que a segregação é percebida como retrógrada no mundo contemporâneo, a partir da compreensão historiográfica da leitura, aquilo que seria ambiente distinto na vida acadêmica do aluno poderá ser somado, em uma visão interdisciplinar e holística que possibilite um caminho próximo ao ideal para o aluno do Ensino Médio brasileiro. Destarte, o método almejado para que tal encontro se concretize é o da transformação cultural veiculada por clássicos literários e filosóficos por meio de jogos para computador, tablets e smartphones. O objetivo é traduzir em novas plataformas o prazer que outrora o livro proporcionou ao estudante. Além disso, para a realização deste trabalho, foi realizada um pesquisa de campo, devidamente aprovada após parecer do CEP, Comitê de Ética e Pesquisa, na qual se evidenciou um distanciamento do jovem em relação à leitura e seu exagerado uso de tecnologias. No que se refere ao referencial teórico que sustenta a pesquisa, BAUMAN (2001), CALVINO (1993) e MOITA (2007) nortearão a análise dos dados nas perspectivas sociológica, literária e ludo-educacionais, respectivamente.pt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectHistória Educacional da Leiturapt_BR
dc.subjectPreferências de Leiturapt_BR
dc.titleO LIVRO, A CRISE DA LEITURA E A PREFERÊNCIA TEXTUAL DOS ADOLESCENTESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 13

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