Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais Santos, Thatty Christina | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T13:42:43Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T13:42:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2367 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A escola necessita oferecer um ambiente saudável e seguro para o aprendizado e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, resguardando-os de ocorrências que representem riscos a sua saúde física e mental. Todos os aspectos que envolvem nutrição e saúde infantil são diretamente influenciados pelo ambiente que a criança encontra ao longo da vida. Esta pesquisa ganha relevância, pois seus resultados poderão servir de subsídios para que novas políticas educacionais e sociais do âmbito da educação, com crianças no período pré-escolar. OBJETIVO: Realizar educação nutricional da criança, assim como de seus familiares, com a finalidade de promoção de uma melhoria em sua qualidade de vida e suporte emocional para as mudanças em seus hábitos alimentares. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo Revisão Integrativa de Literatura - RIL, desenvolvido em seis etapas, por meio de uma busca online no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde. Adotaram-se como critérios de inclusão os artigos disponíveis na íntegra e completos, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2009 a 2019. RESULTADOS: Foram encontrados oito (57%) publicados na MEDLINE; quatro (28%) na LILACS e dois (15%) no IBECS. No que se refere ao ano em que foram publicados os artigos, 2019 teve maior quantidade, com seis (44%) das publicações, seguido do ano de 2020 com quatro (28%) dos artigos desta RIL; os demais anos de 2012, 2013 e 2016 tiveram quatro (28%) publicações. CONCLUSÃO: Conclui-se que o objetivo proposto para esta pesquisa foi contemplado, todavia, constata-se a necessidade de produção de materiais que possam contribuir com a transformação dessa realidade, uma vez que foram identificadas poucas evidências disponíveis nas literaturas nacional e internacional referentes a educação nutricional na área da educação em pré-escolares. Aponta-se que uma das limitações encontradas no conteúdo dos estudos específicos mostra a falta de artigos referentes à educação nutricional para crianças na fase pré-escolar. Palavras-chave: Educação Nutricional. Pré-Escolares. Crianças | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Educação Nutricional. Pré-Escolares. Crianças. | pt_BR |
dc.title | A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES NA ÚLTIMA DÉCADA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THATTY CRISTINA MORAIS SANTOS.pdf | 750,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.