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Título: DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA FREIREANA E DA ELABORAÇÃO DO PRIMEIRO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MG
Autor(es): Heloísa Arantes, Andréia
Palavras-chave: Educação do Campo; Projeto Político Pedagógico; gestão democrática.
Data do documento: 23-Fev-2022
Resumo: A presente dissertação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Fundamentos e Planejamento e ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas, intitulada “Desafios da gestão democrática Freireana e da elaboração do primeiro Projeto Político Pedagógico (PPP) da educação do campo de Uberlândia-MG” tem como objetivo analisar a realidade da gestão educacional democrática Freireana na elaboração do primeiro PPP do campo do município de Uberlândia-MG no período de 2016 a 2021. O estudo qualitativo contemplou revisão bibliográfica, documental e de observação participante, estabelecendo um diálogo democrático com a comunidade escolar. Os principais autores foram Arroyo, Caldart e Molina (2004), Amorim (2017), Porto (1994), Souza (2016), Veiga (1998) e Freire (1986, 1992, 1996, 2000, 2001, 2005, 2007). No que se refere à revisão bibliográfica, os resultados da busca permitem-nos afirmar que no site da Scielo e da CAPES não encontramos nenhuma pesquisa sobre o tema. Somente na BDTD encontramos uma dissertação mais próxima do tema em tela. Quanto à análise documental, utilizamos os seguintes documentos: projeto político pedagógico das escolas do campo da cidade de Uberlândia; indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira- INEP; resultados do IDEB; itinerários avaliativos e seus instrumentais; livro de atas; livro de relatórios de rodas de conversa; legislações do campo. Diagnosticamos os principais desafios de uma gestão democrática Freireana do campo: falta o conteúdo da educação do campo na grade curricular das licenciaturas das universidades, visto que os professores desconhecem a temática educação do campo; os currículos das escolas básicas da rede municipal são simplesmente readaptados do urbano para o rural; falta de um sistema de ensino do município de Uberlândia que dê autonomia de grade curricular e calendário escolar para atender à comunidade campesina conforme as condições de trabalho e condições climáticas; quadro de pessoal rotativo e falta de formação continuada em educação do campo. Identificamos também os primeiros passos de uma gestão Freireana campesina na escola municipal Domingas Camin. E, no que se refere ao momento da pesquisa, vislumbramos os caminhos Freireanos da construção do primeiro PPP do campo da rede municipal Uberlândia-MG e, apesar da pandemia, os sujeitos de Miraporanga foram instigados à consciência crítica do saber e do poder popular criando espaços de relações entre a comunidade e o meio em que se vive, buscando os melhores caminhos decisórios políticos, econômicos e sociais para o Distrito de Miraporanga. Como principais resultados: implantação do ensino médio no noturno; início de projetos com a identidade da escola envolvendo a participação ativa da comunidade escolar; início de construções de laboratórios comunitários pedagógicos do campo, galinheiro e horta, que viabilizaram o ensino-aprendizagem mais eficaz; a melhoria dos índices das provas sistêmicas que atingiram as metas da escola, aumento de frequência, controle da evasão escolar, controle da rotatividade; além do início do CRAS itinerante no Distrito de Miraporanga para proteção da família, em especial da mulher, do negro, das crianças e dos adolescentes.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2370
Aparece nas coleções:2022

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