Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Luiz Fernando Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T17:40:36Z | - |
dc.date.available | 2023-03-31T17:40:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2394 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa corresponde a um diagnóstico relativo à prática docente na Educação Superior pela incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Definiu-se como objeto de pesquisa a incorporação das TDIC na prática docente enquanto mediações de caráter didático em duas Instituições de Educação Superior (IES), sendo elas a Universidade de Uberaba (UNIUBE) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A investigação se desenvolveu na perspectiva dialética materialista, sendo realizada como estudo de caso, a partir das percepções dos professores e gestores de cursos relativas ao uso das TDIC na Educação Superior e o diálogo com diversos autores. Como pesquisa bibliográfica/hipertextual, elaborou-se um estado da questão, incluindo teses e dissertações publicadas recentemente e que estão alinhadas ao objeto de pesquisa desse estudo; abordando-se, ainda, o cenário neoliberal e tecnológico contemporâneo em sua relação com a Educação Superior. Desenvolveu-se pesquisa documental caracterizada pelo levantamento da legislação pertinente ao tema e ao objeto de pesquisa, considerando-se documentos publicados a partir dos anos 1980. E ainda, realizou-se pesquisa empírica – com questionários aplicados aos docentes e com entrevistas desenvolvidas com gestores de cursos – que se caracterizou como estudo de caso. Verificou-se, tendo o estudo sido realizado em suas diversas dimensões, que há um crescente movimento por parte das IES e seus docentes, e por parte dos poderes públicos, de se buscar formas de incorporar as TDIC na Educação Superior. Foram percebidos, portanto, direcionamentos e progressos nesse sentido, apesar dos desafios enfrentados e da necessidade de formação docente e discente constatada. Desvendaram-se contradições que tenderão a persistir por algum tempo, conforme averiguou-se, pois, há ainda questões a serem respondidas e problemas sem solução imediata. Espera-se, no entanto, com o estudo de caso elaborado, contribuir para que as IES consigam reavaliar suas propostas didático-pedagógicas com a incorporação das TDIC. | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.title | A PRÁTICA DOCENTE E AS MEDIAÇÕES DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA INCORPORAÇÃO DAS TDIC: UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE PAIVA.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.