Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Luiz Fernando Ribeiro de-
dc.date.accessioned2023-03-31T17:40:36Z-
dc.date.available2023-03-31T17:40:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2394-
dc.description.abstractEssa pesquisa corresponde a um diagnóstico relativo à prática docente na Educação Superior pela incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Definiu-se como objeto de pesquisa a incorporação das TDIC na prática docente enquanto mediações de caráter didático em duas Instituições de Educação Superior (IES), sendo elas a Universidade de Uberaba (UNIUBE) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A investigação se desenvolveu na perspectiva dialética materialista, sendo realizada como estudo de caso, a partir das percepções dos professores e gestores de cursos relativas ao uso das TDIC na Educação Superior e o diálogo com diversos autores. Como pesquisa bibliográfica/hipertextual, elaborou-se um estado da questão, incluindo teses e dissertações publicadas recentemente e que estão alinhadas ao objeto de pesquisa desse estudo; abordando-se, ainda, o cenário neoliberal e tecnológico contemporâneo em sua relação com a Educação Superior. Desenvolveu-se pesquisa documental caracterizada pelo levantamento da legislação pertinente ao tema e ao objeto de pesquisa, considerando-se documentos publicados a partir dos anos 1980. E ainda, realizou-se pesquisa empírica – com questionários aplicados aos docentes e com entrevistas desenvolvidas com gestores de cursos – que se caracterizou como estudo de caso. Verificou-se, tendo o estudo sido realizado em suas diversas dimensões, que há um crescente movimento por parte das IES e seus docentes, e por parte dos poderes públicos, de se buscar formas de incorporar as TDIC na Educação Superior. Foram percebidos, portanto, direcionamentos e progressos nesse sentido, apesar dos desafios enfrentados e da necessidade de formação docente e discente constatada. Desvendaram-se contradições que tenderão a persistir por algum tempo, conforme averiguou-se, pois, há ainda questões a serem respondidas e problemas sem solução imediata. Espera-se, no entanto, com o estudo de caso elaborado, contribuir para que as IES consigam reavaliar suas propostas didático-pedagógicas com a incorporação das TDIC.pt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA PRÁTICA DOCENTE E AS MEDIAÇÕES DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA INCORPORAÇÃO DAS TDIC: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE PAIVA.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.