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dc.contributor.authorMoreira, Sandra Maria do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-04-03T14:01:04Z-
dc.date.available2023-04-03T14:01:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2405-
dc.description.abstractO diagnóstico da atividade de estudo constitui um exercício fundamental de aproximação que implica a descoberta de aspectos cognitivos, atitudinais e de habilidades do grupo e de cada aluno em particular. O referido diagnóstico permite conhecer as diferenças na aprendizagem, as habilidades de cada aluno, a diversidade sociocultural, assim como o potencial de desenvolvimento de cada aluno e da turma como um todo. A pesquisa foi realizada na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Se inscreveu num projeto de maior abrangência intitulado: “Teoria e metodologia do experimento didático-formativo: um estudo teórico-empírico”, aprovado pela FAPEMIG (EDITAL FAPEMIG, DEMANDA UNIVERSAL, 1/2015). Teve como objeto de investigação o diagnóstico da atividade de estudo dos alunos da Educação Básica. O problema científico foi formulado da seguinte maneira: como elaborar uma metodologia cientificamente fundamentada na teoria histórico-cultural para o diagnóstico da atividade de estudo dos alunos da Educação Básica? De acordo com essa questão, considerou-se como objetivo geral: propor uma metodologia cientificamente fundamentada na teoria histórico-cultural para o diagnóstico da atividade de estudo dos alunos da Educação Básica. Os objetivos específicos foram: 1) sistematizar o corpo teórico ou conceitual da metodologia, a partir do enfoque histórico cultural da psicologia marxista; 2) criar o corpo metodológico ou instrumental da metodologia, através de questionários, roteiros de entrevistas e provas pedagógicas. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e se realizou no contexto teórico da epistemologia dialético materialista de Karl Marx e na teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski. Os autores que mais contribuíram para o desenvolvimento desta investigação foram: Marx (1979; 1993), Vigotski (1931; 1995), Luria (1997; 2007), Davidov (1982; 1985), Elkonin (1987), Wallon (1975; 1981), Bozhovich (1985), Bermúdez e Rodríguez (1996), Zilberstein (1997; 2015), Repkin (2014), Aquino (2002), Álvarez de Zayas (1995; 1999), Armas et al. (2003), Gastón Pérez (1996). Os métodos teóricos utilizados nesta investigação foram o materialista dialético, o método genético, método de ascensão do abstrato ao concreto e o método histórico-lógico. O método empírico usado na pesquisa foi a investigação bibliográfica. Outros métodos empíricos como o questionário, a entrevista e as provas pedagógicas, não correspondem a pesquisa em si, senão a parte metodológica do resultado elaborado pela pesquisadora. O resultado principal da investigação é de caráter teórico-prático e consiste numa Metodologia para o diagnóstico da atividade estudo dos alunos da Educação Básica. Ela é inédita no campo da ciência pedagógica. Tem relevância social e científica, já que fornece uma ferramenta teórico-prática que pode ser amplamente utilizada por professores, gestores e pesquisadores educacionais no aprimoramento dos processos educacionais e, especialmente, do processo de ensino-aprendizagem na escola.pt_BR
dc.subjectAtividade de Estudopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleMETODOLOGIA PARA O DIAGNÓSTICO DA ATIVIDADE DE ESTUDO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeThesispt_BR
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