Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarciana de Lima Félix, Lucelei-
dc.date.accessioned2023-05-30T14:43:19Z-
dc.date.available2023-05-30T14:43:19Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2427-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo desenvolver uma pesquisa qualitativa que pudesse trazer a família no cenário social e educacional do nosso país, reforçando a importância e o seu papel na participação da alfabetização dos estudantes. Trazendo para a discussão alguns pontos cruciais das políticas públicas neste processo, bem como os fatores que vão legalizando as condições econômicas das famílias em relação ao alto índice de analfabetismo. Para a discussão inicial foi necessário trazer as questões históricas referentes ao analfabetismo no Brasil, e como esse tem impactado no processo da educação de uma parcela significativa. Percorrendo questões em torno dos documentos oficias do MEC como a diretriz normativa BNCC e o PNE e a PNA, que trazem um arsenal de um discurso de erradicação do analfabetismo, traçando proposta de melhoria. Porém, reforça que a realidade sobre o analfabetismo no nosso país é alarmante, uma vez que as ações de tais políticas não se efetivam da forma como está na teoria. Ressaltamos que o foco do trabalho se inicia com a criança e, posteriormente com a família trabalhando em parceria com a escola, neste sentido, juntas possuem uma responsabilidade direta pela criança que está em processo de aquisição de conhecimentos, construindo seus valores morais, éticos e filosóficos. Durante toda a análise do trabalho buscamos conciliar a alfabetização as políticas públicas, pois entendemos que os dados mais recentes apontaram e determinaram que ainda temos milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade. Fato este muito preocupante para um país como o Brasil. Salientamos que o desenvolvimento econômico precisa de política educacional consistente, que atinja a toda a população brasileira, sem discriminação de classe, gênero, raça e religião. Neste sentido entendemos que as políticas precisam ser igualitárias e não excludentes.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectFamília, Alfabetização, Educaçãopt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCELEI MARCIANA DE LIMA FÉLIX.pdf861,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.