Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida Domingues Gomes, Josimara | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T13:30:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-30T13:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2469 | - |
dc.description.abstract | As problematizações que deram origem à pesquisa surgiram das observações como supervisora de uma escola pública, em que foi possível perceber que as crianças apresentam certa insegurança na disciplina Matemática. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades de entrelaçamento da Literatura Infantil e o ensino de Probabilidade, por meio de um livro de Literatura Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A intenção é possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências nas crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática, especificamente na unidade temática Probabilidade e Estatística, de forma lúdica e significativa, por meio da Literatura Infantil, promovendo a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos, de modo que percebam que há eventos certos, eventos impossíveis e eventos prováveis. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa com estudo bibliográfico sobre ensino de Probabilidade e Literatura Infantil. Na fundamentação teórica apresentamos as características gerais da Literatura Infantil; analisamos as vantagens da ligação entre Literatura e Matemática e mostramos algumas propostas de trabalho que levam os livros de Literatura Infantil para a aula de Matemática; dissertamos sobre o ensino de Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O produto educacional, fruto desta pesquisa de mestrado profissional, se apresenta na forma de um livro de Literatura Infantil, intitulado O Diário do Tiranossauro Rex. O livro foi escrito com o objetivo de facilitar às crianças o entendimento de conceitos como eventos possíveis, impossíveis, prováveis e improváveis que fluem em nosso cotidiano diariamente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Matemática. Probabilidade. Literatura Infantil. BNCC. Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.title | PROBABILIDADE E LITERATURA INFANTIL: UM ENTRELAÇAMENTO POSSÍVEL PARA ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSIMARA ALMEIDA DOMINGUES GOMES.PDF | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.