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dc.contributor.authorBorges, Railene Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-25T17:24:03Z-
dc.date.available2024-07-25T17:24:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2716-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender como se configuram as trajetórias formativas de professores atuantes em cursos de Ciências Contábeis ofertados por Universidades Federais, situadas no Estado de Minas Gerais, que obtiveram conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2018. Para alcançar esse propósito, foram contextualizados os marcos históricos, jurídicos e normativos do ensino de Ciências Contábeis no Brasil; discutiram-se perspectivas teóricas sobre a formação de professores e a docência no Curso de Ciências Contábeis; caracterizaram-se os cursos de Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais, que obtiveram conceito 5 no Enade 2018 como Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), seu campus em Governador Valadares (UFJF/GV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). UFJF, UFJFGV, UFMG, UFV; e analisou-se o perfil dos professores dos Cursos de Ciências Contábeis pesquisados, mediante dados publicizados nos currículos Lattes. Investigou-se a tese de que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis, que obtiveram conceito 5 no Enade 2018, detêm conhecimento teórico específico, inclusive, pesquisas na área, em adição aos conhecimentos profissionais e pedagógicos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, no campo da abordagem qualitativa, mediante a referência da categorização de ciclos de vida profissional, de Huberman (2000). O universo investigado foi constituído pelo quadro docente dos quatro cursos de Ciências Contábeis das Instituições supracitadas, totalizando 50 (cinquenta) professores, atuantes em disciplinas dos Cursos no ano de 2021. Constatou-se que 80% dos docentes possuem Graduação em Ciências Contábeis e 42 % encontravam-se na fase de “diversificação ou questionamento” da carreira, (fase 3). A maioria (58%) são do sexo masculino, brancos, doutores, entre 30-40 anos de idade. Quanto à trajetória profissional, observou-se que 68% dos docentes tiveram experiência profissional em empresas, nas suas áreas de formação, antes de ingressar nas IES públicas. A maioria dos docentes (52%) não possui Pós Graduação na área contábil, mas detêm a titulação de Doutorado. A maioria dos docentes (76%) não atua na Pós-Graduação Stricto Sensu. Somente uma professora do universo investigado informou atuar como Pesquisadora Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Quanto à trajetória pedagógica, 96% dos docentes não informaram ter cursado a disciplina de metodologia de Ensino Superior, e 88% dos docentes pesquisados não informaram ter realizado Estágio Docência. O conjunto dos dados evidencia trajetórias em construção, em contextos institucionais favoráveis à formação permanente, às atividades de ensino, pesquisa e extensão, em regime de trabalho de dedicação exclusiva. O perfil dos professores demonstra a persistência de traços de uma carreira masculina e branca; demonstra que os docentes possuem um repertório de saberes experienciais na área contábil, anteriores à entrada na carreira docente e, por outro lado, uma baixa adesão às atividades de formação pedagógica, de produção e de publicações no campo da Educação contábil.pt_BR
dc.subjectTrajetórias formativaspt_BR
dc.subjectDocência Universitáriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCursos de Ciências Contábeispt_BR
dc.titleTRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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