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dc.contributor.authorGontijo, José Romero Machado-
dc.date.accessioned2024-07-25T17:41:28Z-
dc.date.available2024-07-25T17:41:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2721-
dc.description.abstractEsta investigação insere-se na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba/MG. A historiografia revela que nas décadas de 1950 e 1960 ocorreu uma intensificação na industrialização e urbanização no Brasil, desencadeando um rearranjo socioeconômico e por consequência uma reorganização no ensino secundário brasileiro. Para atender essa demanda o Governo Central criou uma Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) que, dentre outras ações, publicou a revista Escola Secundária, propondo mudanças significativas na organização curricular e nas orientações didático-pedagógicas no ensino secundário, sobretudo na cadeira de química, que contribuíram para a formação crítica do educando. Problematização da pesquisa: estas ações foram suficientes para dar uma nova direção ao ensino secundário e construir um novo perfil docente em uma perspectiva de ajustar o ensino secundário ao novo cenário socioeconômico desenvolvimentista? Parte-se da hipótese de que as ações da CADES, principalmente por meio da revista Escola Secundária, contribuíram para a formação de um novo perfil docente e uma nova dinâmica no ensino secundário brasileiro, sobretudo na disciplina de química, tendo como finalidade adequar as práticas educacionais secundaristas ao novo cenário desenvolvimentista emergente nos anos 1950. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar se as ações educacionais deram um novo rumo ao ensino secundário e um novo perfil docente, ajustados ao novo cenário socioeconômico. Os objetivos específicos são: compreender o ensino secundário em seu contexto histórico; demonstrar as ações da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES); abordar a organização curricular e as orientações pedagógicas presentes na revista Escola Secundária; e analisar as orientações educacionais de química presentes na revista Escola Secundária. A pesquisa foi desenvolvida por meio de coleta de dados documentais e bibliográficos, com abordagem qualitativa, especialmente alinhada à matriz estruturalista por entender que a CADES nasce de uma conjuntura de fatores socioeconômicos e políticos. Foram consultadas bases de dados como a plataforma Sucupira, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a Biblioteca Científica Eletrônica Scielo, o portal de periódicos da Capes, Leis e Decretos, Bibliotecas Acadêmicas Digitais e Físicas e a ferramenta Google Acadêmico. Este trabalho é norteado pela Pesquisa Documental e Bibliográfica. O corpo documental é composto por fotografias, artigos de revistas, leis, decretos e a própria revista Escola Secundária como fontes para o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa bibliográfica abarcou livros, artigos, dissertações e teses como material de estudo. Há de se destacar que esse material levantado compõe o referencial temático que correspondem aos temas associados às questões da tese, tais como: A Química na revista Escola Secundária; O Ensino Secundário em seu contexto histórico; e A ação da CADES nos Processos Educacionais. Destaca-se como referencial teórico as obras de: Norberto Dallabrida (2013); Rosa Fátima de Souza (2008); Geraldo Bastos Silva (1969); e Clarice Nunes (2000). A pesquisa revela que a ação inovadora da CADES deu início à reestruturação do ensino secundário e do perfil do educador, utilizando-se da química e de outros conteúdos para estimular a formação crítica do educando. Além de renovar as orientações didático-pedagógicas e as práticas escolares, promovendo o ajustamento social e profissional do educando ao novo cenário socioeconômico, desta forma, atribuindo ao ensino secundário uma nova função formativa e emancipadora.pt_BR
dc.subjectCADESpt_BR
dc.subjectEnsino Secundáriopt_BR
dc.subjectOrganização Curricularpt_BR
dc.subjectOrientação Pedagógica e Didáticapt_BR
dc.subjectQuímica na Formação Cidadãpt_BR
dc.titleCAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (CADES) E A REVISTA “ESCOLA SECUNDÁRIA”: ORIENTAÇÕES CURRICULARES, PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA (1957 a 1964)pt_BR
dc.typeThesispt_BR
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