Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2732
Título: MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SEM DIAGNÓSTICO: DISCUSSÃO DOS TRANSTORNOS RECORRENTES
Autor(es): Elias, Marcella Rosa Fabiano
Mello, Victória Silva Nunes
Cunha, Valeska Guimarães Rezende da
Palavras-chave: Medicalização.
Transtornos
Crianças
Data do documento: 10-Dez-2022
Resumo: A sociedade atual está acostumada a buscar soluções rápidas para problemas, que muitas vezes envolvem o uso de drogas para lidar com certos comportamentos e atitudes, principalmente em espaços sociais como instituições de ensino. Neste contexto, podemos notar a medicalização das crianças, que envolve o uso constante de drogas durante a infância. O objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre a proliferação da medicalização na infância e sua relevância para o diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). A metodologia de pesquisa deste trabalho é uma revisão bibliográfica. A tendência da medicalização infantil pode ser observada quando professores e familiares fazem a conexão entre dificuldades de aprendizagem e certas doenças que requerem tratamento médico. Muito frequentemente, portanto, estes problemas nas escolas são tratados através do uso de medicamentos, mas isto nem sempre é o mais aplicável a todas as situações.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2732
Aparece nas coleções:2022/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO VERSÃO FINAL-MARCELLA ROSA E VICTORIA NUNES.pdf328,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.