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dc.contributor.authorAngotti, Eduardo Marega-
dc.date.accessioned2024-08-30T18:58:32Z-
dc.date.available2024-08-30T18:58:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2751-
dc.description.abstractA educação enquanto prática social proporciona a apropriação dos saberes mais elaborados pela humanidade. No contexto escolar, é fundamental que os estudantes se apropriem dos conceitos científicos, materializados nos conteúdos escolares. A presente pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba – Uniube e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação (GEPIDE). O estudo teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento do pensamento por conceitos e suas relações com o processo ensino-aprendizagem. Justificou-se, a importância dessa investigação científica, levando-se em consideração dados sobre nossa educação escolar brasileira, que alerta sobre o ranking educacional apresentado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) no qual o Brasil figura entre as vinte nações menos desenvolvidas educacionalmente. O objeto de estudo foi o desenvolvimento do pensamento conceitual e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural (THC). O levantamento bibliográfico voltou-se a autores como Vigotski, Leontiev, Luria, Davídov e Elkonin. As análises sinalizaram a importância da formação de conceitos na educação escolarizada, notadamente a respeito da organização intencional do processo de ensino-aprendizagem, voltada ao aperfeiçoamento psíquico humano. Pontua-se níveis de desenvolvimento e a atuação docente voltada à ferramenta idealizada pela THC denominada como Zona de Desenvolvimento Proximal. Enfatiza-se a necessidade de interação entre alunos, o meio educacional e os caminhos do psiquismo humano rumo à obtenção da formação de conceitos sobre os objetos e fenômenos da vida em sociedade. Ressalte-se que o papel docente é fundamental, sobretudo, no domínio de técnicas pedagógicas voltadas ao ensino de conhecimentos científicos e habilidades de uso da linguagem e conceitos. Após as análises, considera-se que a THC demonstra que a educação escolar é fundamental ao aperfeiçoamento do desenvolvimento humano, principalmente, a partir de métodos de formação de conceitos historicamente elaborados. Espera-se fomentar o aprimoramento da organização do ensino-aprendizagem e o uso de conceitos na formação dos discentes.pt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectFormação do Pensamento Conceitualpt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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