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dc.contributor.authorAlvim, Tássia Beatriz Machado-
dc.date.accessioned2024-08-30T19:03:40Z-
dc.date.available2024-08-30T19:03:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2753-
dc.description.abstractEste estudo integra a Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Integra também um projeto maior intitulado Desenvolvimento profissional de professores da Educação Superior: contribuições da TRS - Teoria das Representações Sociais, inserido na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Esta pesquisa tem como foco as representações sociais dos discentes de um curso de Pedagogia sobre o Ensino Religioso, enquanto disciplina que pode ou não possibilitar e colaborar para a formação básica (integral) do cidadão. De natureza quanti-qualitativa, apresenta como objetivo geral compreender as representações sociais dos alunos dos últimos períodos de um curso de Pedagogia de uma IES (Instituição de Ensino Superior) de Uberaba-MG, sobre a disciplina de Ensino Religioso para a Educação Básica e suas implicações na formação integral do cidadão. Toma como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2004) e a abordagem estrutural de Abric (2001), ou Teoria do Núcleo Central, para a coleta e análise dos dados. Participaram da pesquisa 40 alunas matriculados nos últimos períodos do Curso de Pedagogia. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, contendo questões abertas e fechadas; a TALP, Técnica de Associação Livre de palavras. Para a análise dos dados, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais de Moscovici e da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), contou também com os softwares, EVOC e Iramuteq. Os resultados mostram que o núcleo central das representações sociais, das licenciandas em Pedagogia, sobre a disciplina de Ensino Religioso para a Educação Básica, está representado pelas evocações “Respeito”, “Conhecimento”, “Liberdade”, “Fé-Deus” e “Necessário”. Essas evocações, no contexto em que aparecem as justificativas atribuídas a elas, evidenciam que para esse grupo o Ensino Religioso ainda não é bem compreendido como disciplina que contribui para a formação integral do aluno. Ao mesmo tempo em que afirmam ser o Ensino Religioso um meio importante para uma formação que busca o respeito pelo outro, a partir do conhecimento, mostram também a fragilidade desse conhecimento ao atribuir os seus conteúdos numa perceptiva íntima que tem a ver com as escolhas de cada um e com o respeito às opções dos outros, quando incluem a expressão “Fé-Deus”. Com isso, a pesquisa sugere que ações formativas possam ser intensificadas, não só no âmbito da graduação, mas também nas escolas como processos de formação e desenvolvimento profissional docente.pt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.titleA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO BÁSICA DO CIDADÃO: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCENTES DE PEDAGOGIA DE UMA IES.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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