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Título: CONSTITUIR-SE PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autor(es): Zaidan, Lílian Araújo Ferreira
Palavras-chave: Docência universitária
Práticas Pedagógicas
Representações Sociais
Data do documento: 2015
Resumo: Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, integra o projeto Representações sociais de licenciandos sobre uma boa prática pedagógica: o que revelam as mediações. Toma como problema e foco a ausência de uma formação inicial para a atuação na docência universitária, uma vez que a profissionalização do professor para esse nível de ensino se dá sem os parâmetros pedagógicos advindos dos cursos de licenciatura. É comum o professor assumir uma carreira docente, mesmo não apresentando nenhum conhecimento didático-pedagógico que lhe permita exercer a profissão. Assim, este estudo parte da hipótese de que a formação do professor universitário se dá principalmente a partir de elementos que constituem suas representações sociais acerca do que compreende ser professor. Esses elementos constitutivos estão expressos nas vivências que o professor traz de sua trajetória acadêmica como aluno, da forma como pensa e organiza suas práticas pedagógicas e de informações e orientações presentes nas Propostas Pedagógicas dos cursos em que atua. Dessa forma, propõe-se estudar o processo de formação do professor universitário a partir de suas representações sociais, construídas sobre a “docência no ensino superior”. Tem-se, como objetivo geral, identificar as representações sociais que os professores universitários, de uma IES do Triângulo Mineiro, que não tiveram formação pedagógica, estão construindo sobre a “docência no ensino superior”. Para isso, foi descrito o perfil dos participantes; verificadas as orientações postas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos; identificados os elementos relativos à profissionalização docente, oriundos das vivências que o professor traz de sua trajetória de vida como aluno; verificado, na perspectiva do professor, como ocorrem as suas práticas pedagógicas, expressas na forma como realiza as estratégias de ensino, avalia e se relaciona com seus alunos; identificado o Núcleo Central e o Sistema Periférico das Representações sobre o significado e sentido da docência no ensino superior. Este estudo, caracterizado por uma pesquisa qualitativa/descritiva toma como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), Jodelet (2001) e Abric (2000). Além do estudo teórico sobre a docência no ensino superior, buscou-se também, por meio de uma pesquisa de campo, compreender como as representações sociais deste objeto de estudo tem se constituído. Para isso, 80 professores responderam um questionário contendo questões abertas e fechadas e a técnica de associação livre de palavras. Nessa técnica, usou-se o software EVOC, que busca identificar, nas representações, os elementos centrais e periféricos. Para a análise dos dados, também utilizou-se a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados mostram que os docentes pesquisados, por não possuírem uma formação inicial pedagógica, têm-se constituído professores, ancorados em representações sociais construídas a partir de vivências que tiveram durante a vida acadêmica e por tentativas de ensaio e erro. É notória a ausência de elementos que incentivem a formação continuada desses professores. Assim, sugere-se, para a instituição pesquisada e para os órgãos responsáveis pelas políticas educativas, ações que possam sensibilizar o desejo desses professores no sentido de realizarem cursos de formação continuada.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2773
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