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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Faria, Ludmila Bahia Franco | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T18:04:42Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T18:04:42Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2778 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação analisou o resultado do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), em sua versão atual, reformulação de 2007, em duas escolas estaduais de Patos de Minas. A pesquisa se deu em virtude da realização do Mestrado em Educação, pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), desenvolvida na linha de Processos Educacionais e seus Fundamentos, vinculado ao OBEDUC/UNIUBE. O objetivo foi compreender se a implementação da política pública concebida para promover o acesso sociodigital e formação docente para uso da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) nas escolas foi eficiente. Para a análise do Programa, recorremos ao ciclo de políticas públicas proposto por Ball sob a ótica de Mainardes (2006). Para entendermos aspectos da sociedade inserida na pós modernidade, utilizamos como referencial teórico Bauman (2016). A construção do diálogo a respeito dos reflexos e impacto das tecnologias foram provenientes do aporte de Castells (1999) e Lévy (2010). Na avaliação da aplicabilidade das tecnologias na educação recorremos a Moran (2000) e a Libâneo, Oliveira e Toschi (2003). O percurso da TIC na educação brasileira também foi investigado, a partir de Valente (1999) e Moraes (1997), bem como a criação do ProInfo e a implementação em Minas Gerais através de Grossi; Santos; Costa (2015). O estado da arte de teses e dissertações também nos permitiu verificar o resultado do Programa em diferentes cidades brasileiras. A pesquisa é do tipo descritiva, bibliográfica e documental. A metodologia utilizada foi teórico-empírica, com abordagem qualitativa já que avaliamos a práxis do Programa e oportunização para a formação de professores, como também foram levantadas a infraestrutura de laboratórios, máquinas em operação e investimentos. A coleta de dados foi através de entrevista aberta com diretores de tecnologia do MEC, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, coordenadora do NTE de Patos de Minas e diretores de escola. Também foi empregado o grupo focal com professores de duas escolas de Patos de Minas. Percebemos assim, que a tecnologia é um fator importante no ambiente educacional, entretanto há resistência de docentes, principalmente por conta da falta de formação. O ProInfo trouxe algum avanço ao expor a necessidade de associar a tecnologia no processo ensino aprendizagem, em chegar a muitos municípios com a oferta de equipamentos, mas não cumpriu plenamente com seu propósito em Patos de Minas. Os laboratórios das escolas avaliadas estavam em descompasso com o ProInfo com a falta de computadores, acesso à internet ou formação de docentes. Percebemos a desorganização da política pública do ProInfo em suas etapas desde o agendamento, planejamento, execução e avaliação de resultados. O Programa existe, mas é uníssono que precisa de uma nova reformulação, pois ficaram claros os sinais de falência em seu modelo vigente. Houve interrupção de financiamento do governo federal e os cursos de formação por parte da União foram suspensos. Os desafios eram inúmeros e parecem fugir do controle no que tange à manutenção. | pt_BR |
dc.subject | ProInfo | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS NO USO DAS TICS COMO PROPULSORAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: PROINFO EM QUESTÃO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 13 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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