Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2820
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Peixoto, Cleide Terezinha Porto | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T18:16:21Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T18:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2820 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho realizamos um estudo em que enfocamos a prática da leitura em salas de aula. O foco da pesquisa está voltado para três turmas de 5ªs séries do ensino fundamental. O objetivo foi demonstrar como o trabalho com a leitura de textos em sala de aula, nessas turmas, se torna ineficaz, quando a leitura é confundida como uma simples decodificação de sinais, ou seja, um ensino com uma reprodução mecânica de informações. Na investigação teórica privilegiamos autores que acreditam que o aluno é um ser ativo, que dialoga com o texto e ativa sempre seu conhecimento prévio para realizar inferências e construir novas proposições a partir de outras dadas, produzindo, dessa forma, os sentidos do texto. Nesta perspectiva, adotamos as teorias apresentadas na revisão bibliográfica para subsidiar as análises das aulas de professores de Língua Portuguesa, especificamente, de “leitura de textos”. A partir dessa análise, aplicamos seis propostas de trabalho com textos diferenciados do trabalhado pelas professoras, no intuito de testar a leitura dos alunos. Esse trabalho foi realizado com apenas uma turma, escolhida aleatoriamente. Trabalhamos com a leiturização dos alunos, incentivando-os a buscar o significado dos textos, fazendo inferências e com isso, ativando seus conhecimentos prévios. A diversidade e a qualidade de textos trabalhados na proposta da pesquisadora contribuíram para facilitar a expressão lingüística dos mesmos, pois, lendo muito e, ainda, textos diversos com temas próximos à realidade dos alunos incorporaram a seu repertório lexical as estruturas e o vocabulário apreendidos, familiarizando-se com determinadas possibilidades de articular a linguagem. Consideramos que com essa análise e as propostas da pesquisadora, muitas contribuições estão sendo levadas para a área de ensino da língua materna com o objetivo de encontrar formas de garantir, de fato, a aprendizagem da leitura e para a discussão de causas do fracasso escolar dos alunos de 5ª série. | pt_BR |
dc.title | A PRÁTICA DA LEITURA NA SALA DE AULA – CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO–METODOLÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLEIDE TEREZINHA COMPLETO.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.