Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lacerda, Dalma Helena de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T18:18:21Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T18:18:21Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2822 | - |
dc.description.abstract | Este é um estudo sobre crenças e práticas no cotidiano escolar e tem como objetivo discutir a educação inclusiva em salas de aula do ensino regular e a forma como os professores reagem aos conflitos diante de uma situação hipotética. Parte do princípio de que todos os alunos devem aprender juntos, apesar de suas diferenças e defende a inclusão, para que possam ser valorizados e desenvolver-se como cidadãos. Tomando como referência a contribuição teórica de Mantoan e a pesquisa de campo sobre concepções e práticas de um grupo de professores das redes particular e pública, buscou-se verificar o significado de inclusão e o papel da relação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem. Foram abordadas questões sobre o sujeito da aprendizagem, a natureza de seus déficits cognitivos e o trabalho dos professores com ênfase nos valores sociais de igualdade. Os resultados apontaram para uma divergência entre o discurso e a prática, além de sugerirem que a maioria dos professores, por falta de informações necessárias, não está preparada para receber tais alunos. Concluindo, pode-se dizer que a inclusão deixará de ser um conceito abstrato para se efetivar como prática, se os professores assumirem a importância da relação professor/aluno como estratégia fundamental à compreensão desses alunos. Para tal, a formação continuada dos professores propiciará oportunidades para a melhoria de suas práticas e com isso serem agentes decisivos no processo de desenvolvimento desses alunos, de modo a favorecer a promoção da cidadania, evitando o aparecimento de salas especiais que reforçam a desigualdade e a exclusão social dos diferentes. | pt_BR |
dc.subject | inclusão | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | relação professor/aluno | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COTIDIANO ESCOLAR E AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALMA HELENA COMPLETO.pdf | 829,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.