Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Holanda, Clotildes de Lourdes Silva Japiassu | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T19:23:11Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T19:23:11Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2844 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação está circunscrita à área de Educação, com foco em Formação de Professores e tem por tema a Alfabetização de Jovens e Adultos do Programa Alfabetização Solidária (PAS). A pesquisa apresenta um estudo qualitativo sobre os formadores de professores no município de Pedro ll (Pl), preparados pelo núcleo de Catalão (GO), para alfabetizar jovens e adultos, o que pela filosofia do PAS poderá se desdobrar em um processo de ensinar outros jovens e adultos a ler e a escrever. O problema desta pesquisa pode ser traduzido pela pergunta: "Jovens e Adultos sem Instrução Formal podem Ensinar a Ler e a Escrever outros Jovens e Adultos?". Diante de tal indagação, o objetivo geral é "Averiguar de que modo os formadores do núcleo de Pedro II cumprem sua função de alfabetizar jovens e adultos", pois parte-se da hipótese de que, como o PAS orienta os formadores por meio de um método eficiente. pode-se demonstrar que, mesmo sem formação acadêmica, é possível cumprir a contento o Programa Alfabetização Solidária, alfabetizando jovens e adultos que vivem no interior do Estado do Piauí. O referencial teórico busca colocar em relevo a situação sócio-histórica do País para justificar um programa que prescinde do trabalho de profissionais e lança mão de uma estratégia que tem a participação de pessoas de um mesmo ambiente, embora com pouca instrução formal, para alfabetizar a outros de sua comunidade. Para tanto, faz uma breve revisão da proposta de Paulo Freire, desvelando algumas diferenças de contexto e aproximações teóricas entre essas práticas pedagógicas. A amostra foi colhida no núcleo citado, selecionada entre vinte trabalhos escritos por alfabetizandos. Os resultados obtidos são analisados sob o foco da análise textual com base no princípio de que ler e escrever são capacidades de interação que permitem com que o indivíduo se comunique com o meio e expresse suas idéias. | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Programa alfabetização solidária | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens, adultos e idosos | pt_BR |
dc.subject | Análise textual | pt_BR |
dc.title | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Avaliando uma trajetória não-formal para alfabetizar jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLOTILDES DE LOURDES COMPLETO.pdf | 44,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.