Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ávila, Jeanne Aparecida de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T16:48:39Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T16:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2856 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, o currículo ganhou consistência e centralidade no final dos anos oitenta, sendo, desde então, alvo de atenção das políticas públicas de educação e entre os educadores. Esta pesquisa inserida nesse contexto procura rever reflexivamente uma experiência de coordenação na elaboração de uma proposta curricular, e sua execução com professores, no início dos anos noventa. Essa investigação focaliza um período de experiência profissional, que, embora distante, suscitou o desejo de retorno a esse momento, todavia, resguardando o devido distanciamento exigido por esse trabalho e pautando-se pela isenção de juízo de valor, ou opiniões pessoais. Refere-se a uma proposta curricular, um dos projetos da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba gestão 93/96, registrado como exitoso, razão da intenção de verificar o seu significado, mesmo tendo sido decorridos sete anos. O trabalho foi desenvolvido baseado nos dados coletados em documentos da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Estadual Mineira de Educação nos quais a proposta curricular se sustentou, e em fontes bibliográficas. No desenvolvimento da pesquisa, foi possível explicitar fatos que apontam relações de poder que direcionaram a execução da proposta para além da teoria explicitada para sua condução. Esses aspectos instigaram a autora à busca de outros caminhos em que fosse possível perceber como se dão às relações entre o saber e o poder. As contribuições teóricas dos Estudos Culturais são apresentadas como saídas para que se fale e viva currículo com um olhar voltado para as questões das identidades e diferenças, sem a ilusão de objetivos igualitários nas práticas sociais. | pt_BR |
dc.title | UMA EXPERIÊNCIA: DA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR À SUA EXECUÇÃO COM PROFESSORES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEANNE APARECIDA COMPLETO.pdf | 925,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.