Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Renilda Maria-
dc.date.accessioned2024-11-11T17:19:25Z-
dc.date.available2024-11-11T17:19:25Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2861-
dc.description.abstractO projeto da Escola Cidadã, antes Escola Pública Popular surgiu no final dos anos 80 e tem seus princípios fundamentados nas idéias de Paulo Freire. Ele é uma proposta cuja finalidade é educar na e para a cidadania e, assim, formar o cidadão crítico, criativo, solidário e capaz de reconstruir a sociedade, tornando-a mais justa, humana e eqüitativa. Esta proposta se fundamenta em quatro princípios: gestão democrática, comunicação direta, autonomia da escola e avaliação permanente do desempenho escolar. É, neste contexto, que a pesquisa se desenvolve visando compreender o papel do diretor na escola Pública destinada a atender à demanda do Ensino Fundamental no Município de Uberaba MG. Para atender a esse objetivo, baseamo-nos em uma metodologia de caráter qualitativa, utilizamos um questionário semi-estruturado, respondido por pais, alunos, professores e demais funcionários das Escolas Municipais Professor Anísio Teixeira e Reis Júnior. Os dados coletados, foram agrupados segundo características semelhantes e marcadas as freqüências correspondentes aos itens, sem fazer comparações. A partir dessas características analisamos os papéis atribuídos ao diretor na Escola Cidadã com base nas teorias estudadas e nos dados coletados nos questionários. A análise destes, por sua vez, permitiu-nos observar que antes de mais nada, o diretor da Escola Cidadã é um cidadão que faz parte da sociedade e, em razão do trabalho que exerce em seu contexto, tem o papel de ser gestor político, gestor líder, gestor organizador e gestor ação e como tal, um caráter formador.pt_BR
dc.subjectgestor escolarpt_BR
dc.subjectescola cidadãpt_BR
dc.subjectgestão democrática na escolapt_BR
dc.subjectdemocraciapt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.titleO PAPEL DO DIRETOR NA ESCOLA CIDADÃpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENILDA MARIA COMPLETO.pdf567,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.