Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Vera Lúcia Pegorer de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T17:36:20Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T17:36:20Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2865 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva buscar na história do devir da educação profissionalizante, no conhecimento do passado das ações de desenvolvimento de comunidades, nas análises críticas que lhes foram feitas, na compreensão dos documentos oficiais da Área de Lazer e Desenvolvimento Social, fundamentos para discutir o papel e perfil do profissional técnico que será formado pelo Curso Técnico em Desenvolvimento de Comunidades, em Uberaba, estabelecendo, assim, parâmetros para análise das competências e habilidades propostas no Plano de Curso desta Habilitação para inferir suas possibilidades de contribuição à transformação social. Historia a construção do seu Plano do Curso, narrando o cotidiano no CEFET de Uberaba, enfocando a organização e o trabalho da equipe de professores que buscou na pesquisa e no debate, com recursos internos, adequar-se ao novo conceito de qualificação profissional, num processo de formação continuada, no qual, foram discutidas as mudanças, preconizadas pela Lei Federal 9394/96, e experimentados ou re-visitados, métodos de ensino-aprendizagem, inclusive processos de avaliação escolar. Enquanto discute estratégias de mobilização e organização repensando-as frente aos mecanismos de poder, alerta para o papel da educação como aparato ideológico do Estado, questionando as relações: escola/transformação social/cidadania.. Esclarece a organização do Plano em módulos, o emprego de competências e habilidades, bem como a utilização das bases tecnológicas na preparação dos alunos para as suas funções e subfunções profissionais. Uma pesquisa qualitativa, que utiliza as observações e as anotações resultantes da participação da autora na equipe responsável pelo curso. | pt_BR |
dc.title | CURSO TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES: CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE PROFESSORES. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERA LÚCIA COMPLETO.pdf | 430,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.