Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, DANIELA GOMES DE-
dc.date.accessioned2025-03-14T15:48:51Z-
dc.date.available2025-03-14T15:48:51Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2980-
dc.descriptionEste Guia Didático é produto da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), com o título GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO, sob a orientação do professor Dr. Osvaldo Freitas de Jesus, dissertação disponível no repositório da Universidade. Na pesquisa que deu origem a este Guia Didático, buscou-se compreender como os gêneros textuais podem contribuir para o aprimoramento do processo de escrita, bem como elaborar um produto didático-pedagógico a partir da base teórico-conceitual para o ensino aprendizagem e utilização de gêneros textuais, a fim de colaborar para o fomento do trabalho docente interdisciplinar envolvendo a produção escrita no Ensino Médio. Como resultado ficou constatado que os gêneros textuais atuam no desenvolvimento de capacidades cognitivas relativas à linguagem, relacionadas a sua compreensão e produção e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contempla o processo de escrita, enfatizando aspectos como a argumentação em todas as áreas, o trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação, a valorização da interdisciplinaridade e o letramento científico, que poderão ser trabalhados e se unem através da exploração dos gêneros escolares científicos. Nessa lógica, houve a apropriação da conceituação e discussão acerca dos gêneros textuais, especificamente dos gêneros escolares científicos (consultar a dissertação), para compor a proposta de um projeto didático-pedagógico trimestral interdisciplinar. Esse projeto objetiva solidificar as habilidades e competências do ler e escrever, ao mesmo tempo, praticando os letramentos múltiplos (digital e científico) trazidos no documento oficial (Brasil, 2018). Dessa forma, o ponto central da proposta se constitui na construção dos gêneros Projeto de Pesquisa e Texto de Divulgação Científica, compostos de temas interdisciplinares e conteúdos das áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens. O trabalho é voltado para o esforço colaborativo e interdisciplinar, no qual serão abarcados aspectos da linguagem científica, com vistas a buscar seu conhecimento e exploração. Nesse sentido, apresentam-se a seguir os objetivos geral e específicos da proposta, seguidos das etapas para sua implementaçãopt_BR
dc.titlePROPOSTA INTERDISCIPLINAR: PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS ESCOLARES CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto - Daniela Gomes de Oliveira.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.