Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, IZAIAS DE SOUSA-
dc.date.accessioned2025-03-14T18:05:54Z-
dc.date.available2025-03-14T18:05:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2988-
dc.description.abstractEsta pesquisa, com enfoque qualitativo, apresenta-se como artigo, sendo resultado da dissertação de mestrado. Teve como tema a Interdisciplinaridade dos Componentes Curriculares da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como proposta de melhoria da qualidade do ensino. O objetivo geral foi identificar, analisar e compreender experiências interdisciplinares de docentes, que atuam no 1º ano do ensino médio tempo integral (EMTI) de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, associadas às diretrizes do novo ensino médio e à melhoria da qualidade do ensino. E que a partir dessas experiências, fosse possível, observar como estaria acontecendo de fato a implementação do novo ensino médio da referida escola, sendo este implementado no ano de 2022 a 20024 pelo governo estadual. Para tanto, contemplou revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de questionário aos docentes. A questão central, orientadora da pesquisa, foi assim definida: Quais são as experiências dos docentes do 1º ano do EMTI, vinculadas às diretrizes estabelecidas pelo novo ensino médio e à melhoria da qualidade do ensino, especialmente, no que se refere à interdisciplinaridade? Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a prática interdisciplinar não acontece na atuação dos profissionais que responderam ao questionário, devido à ausência de formação inicial sobre a interdisciplinaridade, o que suscita pensarmos na formação inicial e continuada desses profissionais. Destaca-se que este trabalho foi realizado em um momento de reforma do ensino médio, conflitos e contradições também foram identificados, no que concerne à tentativa da implementação do novo ensino médio, evidenciando que a etapa final da educação básica ainda é dualista e segregadora. Como produto final a publicação deste artigo: O novo ensino médio tempo integral: experiências e vivências em uma escola pública de Minas Gerais.pt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Tempo Integralpt_BR
dc.titleO NOVO ENSINO MÉDIO TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto - IZAIAS DE SOUSA RIBEIRO.pdf239,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.