Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/739
Título: | Professores, formação pedagógica e cidadania: Discutindo o Ensino Técnico do CEFET-AM. |
Autor(es): | Reis, Ailton Gonçalves |
Palavras-chave: | formação professores formação pedagógica ensino técnico cidadania |
Data do documento: | 2006 |
Resumo: | O novo modelo produtivo decorrente das mudanças na economia mundial acarreta acirradas discussões no processo educativo, em especial, para o Ensino Profissional que sempre esteve atrelado àquele modelo. Nesse sentido, podemos falar em uma nova crise nesta modalidade de ensino, pois parece haver uma dissonância entre o que o mercado de trabalho necessita e o que a escola profissionalizante preconiza. Sendo assim, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a pertinência de uma formação pedagógica para os professores do Ensino Técnico, com vistas a uma formação cidadã para os alunos dos cursos técnicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva caracterizada como um estudo de caso, realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET-AM, com 15 professores e 30 alunos do Ensino Técnico. Os instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados são entrevistas e questionários previamente elaborados com questões abertas e fechadas. O referencial teórico se apóia em autores que advogam a formação integral do homem afastando-se de uma formação meramente técnica, tais como: Hannah Arendt, Edgar Morin, Karl Marx, Acácia Kuenzer, Miguel Arroyo. Os resultados deste estudo poderão contribuir para a formação de professores para o Ensino Técnico de Nível Médio. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/739 |
Aparece nas coleções: | TURMA 3 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AILTON GONÇALVES REIS.pdf | 716,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.