Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Jairo Lemes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T18:48:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T18:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/743 | - |
dc.description.abstract | A escola de Educação Básica tem como meta principal contribuir para a formação de cidadãos competentes e comprometidos com o desenvolvimento social. Além disso, necessita possibilitar aos seus alunos a aquisição de habilidades e competências que lhes permitam disputar uma vaga nas universidades públicas, em processos seletivos. Para tal, urge que, no seu espaço, faça-se uso de avaliações formativas e somativas. Daí surge uma questão: os professores têm conseguido aliar essas duas dimensões da avaliação? Nesse sentido, foi objetivo do pesquisador analisar o processo de avaliação em uma escola particular de Ensino Fundamental e Médio, em Uberaba (MG). Desenvolveu-se, para tanto, uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que objetivou orientar os professores na elaboração dos enunciados das avaliações. Os recursos utilizados foram: observações, diálogos, entrevista semiestruturada, análise de avaliações e um questionário dirigido a 15 professores da referida instituição. Gadotti (2005), Lima (2004); Rabelo (2003); Esteban (2002); Demo (2002b); Hoffmann (2002); Hadji (2001); Luckesi (2000) e Perrenoud (1999), entre outros, foram autores com quem dialogamos quanto ao referencial teórico e metodológico. Este, por sua vez, delineou proposições para se pensar a especificidade do processo de avaliação a partir de etapas construídas durante a pesquisa. Os resultados apontaram para mudanças na postura do grupo, no sentido de elaborar-se uma avaliação com questões contextualizadas, possibilitando aliar os dois tipos de avaliação: formativa e somativa. Concluímos que, ressignificando suas práticas avaliativas, por meio da formação continuada de professores, a escola desempenhará sua função de formar cidadãos aptos a prosseguir estudos em curso superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | competências e habilidades | pt_BR |
dc.subject | vestibular | pt_BR |
dc.subject | formação docente | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios, dilemas e perspectivas de professores do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 3 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAIRO LEMES FERREIRA.pdf | 739,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.