Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/772
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nazareth, Joamar Zanolini | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T14:05:14Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T14:05:14Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/772 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação integra-se à linha de pesquisa Cultura e Processos Educativos e ao Projeto “A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”. Como tal, o autor participa da Rede de Pesquisadores sobre os Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. Parte-se do pressuposto de que muitos são os fatores que interferem na possibilidade de mudança da escola, mas quem concretiza essa mudança é o professor, figura chave no processo educativo. Reconhecendo essa importância, muitos pesquisadores têm procurado produzir conhecimento sobre o docente. No entanto, quando se pretende alterar a prática pedagógica torna-se fundamental não só investigar e escutar o professor como também tentar construir um corpo teórico que fundamente estas novas práticas. Para tanto ressaltamos a importância de identificar e estudar na produção das teses, a voz do professor e trabalhar na construção desse arcabouço que se possa constituir como base das suas ações. Há um acúmulo de experiência e de conhecimento criado nas universidades brasileiras em relação à formação de professores em diferentes níveis e tipos que merece ser (re)conhecido, organizado e sistematizado, pois poderá oferecer aporte e referência para outras instituições que do mesmo modo atuam na formação do docente e, no caso do interesse deste trabalho, especialmente do professor do ensino superior. Nessa ótica, escolheram-se como tema central deste estudo os processos educativos institucionais de formação pedagógica de professores universitários, e, como objeto, o conhecimento construído em teses sobre essa temática, no período 2005-2009. Os objetivos definidos são: mapear os processos institucionais de formação continuada pedagógica dos professores de ensino superior, identificar seus resultados e em que condições essa formação é considerada exitosa. Para alcançá-los, em uma abordagem qualitativa, optou-se pelo estudo do estado da arte, analisando teses do Banco de Teses da CAPES por meio de uma leitura integral das mesmas e o preenchimento de uma ficha, instrumento elaborado pelos pesquisadores da REDECENTRO. Mediante tais procedimentos, sem qualquer pretensão de generalização ou de representatividade numérica, buscaram-se respostas às indagações: como as universidades pesquisadas oferecem a formação pedagógica continuada a seus docentes? O que os pesquisadores destacaram a respeito desses processos institucionais? Quais os resultados alcançados? O que os estudiosos dizem sobre as condições para uma formação que propicie mudanças na prática pedagógica? Como referenciais teóricos, dialogou-se com Cunha e Broilo (2008), Cunha (1998) e Rosemberg (2000) em relação às questões sobre formação pedagógica; Boaventura Santos (2004) constituiu aporte para refletir sobre a universidade no século XXI; os temas pertinentes á docência universitária foram estudadas em Morosini (2008) e Pachane (2003). O desvelamento das pesquisas mostrou que as ações mais presentes são as relacionadas à promoção de cursos de pós-graduação lato sensu; as mudanças na prática são sentidas em graus variáveis, conforme o envolvimento dos docentes nos processos institucionais de formação; a obrigatoriedade ou não de participação dos professores nos programas mostrou-se a questão mais polêmica; no levantamento das teses observou-se que ainda é pequeno o número de pesquisas que investigam os processos institucionais de formação, no que se aproxima das conclusões de outros estudos no campo de educação: a de que o professor universitário é ainda pouco investigado nos Programas de Pós-graduação da área. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor universitário | pt_BR |
dc.subject | Processos educativos institucionais | pt_BR |
dc.subject | Formação pedagógica continuada | pt_BR |
dc.title | MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS PARA O SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DO CONHECIMENTO SOBRE PROCESSOS INSTITUCIONAIS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 6 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOAMAR ZANOLINI NAZARETH.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.