Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/778
Título: | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
Autor(es): | Lemos, Rita Maria |
Palavras-chave: | Educação Profissional Representações Sociais Práticas Pedagógicas |
Data do documento: | 28-Set-2011 |
Resumo: | Nesta pesquisa buscou-se investigar quais Representações Sociais que os professores atuantes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET)-MG/Araxá estão construindo sobre suas práticas pedagógicas, aqui entendidas como a forma pela qual o professor pensa e articula o conteúdo, realiza o planejamento, a avaliação, utiliza as estratégias de ensino e interage com os alunos. O estudo conta com o respaldo da teoria das Representações Sociais, referenciada na concepção de Moscovici (1978, 2003, 2009), Jodelet (2001) e Sá (1998, 2002). Os sujeitos da pesquisa foram 56 docentes que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG/Araxá. Optou-se pela abordagem qualitativa contando com pesquisa bibliográfica e de campo. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a aplicação de questionário e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC, que busca identificar nas Representações Sociais os elementos centrais e periféricos. Foram encontrados indícios de dois elementos que podem constituir o núcleo central das Representações Sociais sobre as práticas docentes - “compromisso” e “dedicação” -, como valores e atitudes integrantes da prática pedagógica. Embora as representações dos professores indiquem a necessidade de repensar e rever algumas questões sobre suas práticas pedagógicas, de modo geral elas assinalam que a forma como pensam e articulam o conteúdo, realizam o planejamento, a avaliação, utilizam as estratégias de ensino e interagem com os alunos tem influenciado positivamente na aprendizagem dos alunos. Essas representações denotam existir o compromisso com o exercício de educar. Nesse sentido, considera-se que o aperfeiçoamento, as transformações e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem são possíveis a partir de prática docente reflexiva. Espera-se que esta investigação possa oferecer aos docentes reflexões sobre suas práticas pedagógicas e que possibilitem a construção e reconstrução de novos saberes, no sentido de aprimorarem o processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/778 |
Aparece nas coleções: | TURMA 6 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RITA MARIA LEMOS.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.