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dc.contributor.authorBaratella, Ricardo-
dc.date.accessioned2019-09-03T11:36:38Z-
dc.date.available2019-09-03T11:36:38Z-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/795-
dc.description.abstractO PORTFÓLIO NA EAD: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Há muito se tem falado sobre as vantagens do Portfólio como um instrumento formativo de avaliação da aprendizagem, no entanto, as indagações acerca de como ocorre a sua construção ainda são questões pouco discutidas. Esse fato, atrelado a polêmicas discussões sobre a Educação a Distância, foi o motivo da realização deste estudo. Trata-se de uma pesquisa sobre o Portfólio na EAD - um estudo das representações sociais dos licenciandos em Ciências Biológicas. Inserido na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, integra o projeto Representações sociais de licenciandos sobre uma boa prática pedagógica: o que revelam as mediações. Os sujeitos da pesquisa são 150 alunos do curso de Ciências Biológicas, na modalidade EAD, dos polos de Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Janaúba, Montes Claros, Teófilo Otoni e Uberaba, que estão cursando as etapas finais da sua formação. O trabalho tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais que os alunos do curso de Ciências Biológicas, na modalidade a distância, de uma Universidade mineira, estão construindo sobre a realização do Portfólio como instrumento de avaliação formativa. A investigação envolve pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica aborda os temas: Teoria das Representações Sociais e do Núcleo Central: Abric (2000,1998,1994); Jodelet (2004, 2001,1984); Moscovici (2003,1984,1978); Sá ( 2002, 1998, 1996, 1995); Vieira (2006); Vieira e Resende (2012); Portfólio: Carvalho e Porto (2005); Hernández (2000,1998); Sá-Chaves (2000,1998); Vieira (2006, 2002); Villas Boas (2004); Educação a Distância: Belloni (1999); Castilho (2011); Cortelazzo (2009); Dias e Leite (2010); Litto (2010); Moraes (2010); Neder (2006, 2005); Oliveira (2008); Avaliação formativa: Cardinet (1986); Vieira (2006, 2008); Villas Boas (2011, 2004, 2001). A coleta dos dados realizou-se durante os encontros presenciais previstos pelo curso e incluiu a aplicação de um questionário e a técnica de Associações Livres de Palavras, tratadas pelo software EVOC (Ensemble L'analyse des programmes des évocations Permettant de Verges; versão 2002), que busca identificar, nas representações, os elementos centrais e periféricos. As análises, de caráter descritivo, incluíram também o cálculo de medidas estatísticas em situações que fossem possíveis. Além do respaldo da Teoria das Representações Sociais e do Núcleo Central, toma-se como referência a análise de conteúdo de Bardin (2009). Quanto as conclusões e considerações advindas desta pesquisa, pode-se dizer que a construção do Portfólio, no curso de Ciências Biológicas da Universidade mineira, apresenta elementos que o caracterizam como instrumento de avaliação formativa. Porém, sugere-se à instituição estudos mais sistematizados sobre a construção do Portfólio, visando um maior conhecimento sobre esse sistema de avaliação formativo, já que, ao mesmo tempo, esse processo cria representações que podem dificultar sua prática pelos próprios alunos.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectNúcleo Centralpt_BR
dc.titleO PORTFÓLIO NA EAD: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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