Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Andreza Calhau Lacerda-
dc.date.accessioned2019-11-11T18:03:32Z-
dc.date.available2019-11-11T18:03:32Z-
dc.date.issued2014-09-30-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/943-
dc.description.abstractEste trabalho faz parte da Linha de Pesquisa: Processos Educativos e seus Fundamentos, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba cujo objetivo é reconstruir o exercício da docência em perspectiva histórica. Para isso se fez necessário recorrer à história da educação e aos acontecimentos que se configuraram para desenhar esse processo. Esta pesquisa está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado: “Abordagens sobre fundamentos filosóficos da educação: cultura e processos educativos”. O trabalho foi construído a partir da periodização utilizada na História Geral, portanto, foi dividido em dois momentos o da Pré-história e o da História, sendo que no momento da História o trabalho traz os quatro períodos que o constitui e o fundamenta. Ao longo desse processo viu-se que a educação esteve presente em todos os momentos como avassaladora cultural, social e política. No âmbito teórico são, sobretudo, as filosofias que irão delinear os fundamentos educacionais necessários ao processo de ensino e de configuração da docência enquanto atividade seja ela institucionalizada ou informal, religiosa ou laica. O referencial desta pesquisa teórica de abordagem qualitativa é o materialismo histórico dialético; também se utilizou dos aportes de autores, como: Batista (2010), Burns (2003), Cambi (1999), Jaeger (2003) e Manacorda (2006). Nesse processo de estudo histórico do desenvolvimento da atividade docente, um fator fundamental é o das políticas educacionais, escolares e de formação profissional que se colocam frente ao Estado e o desenvolvimento social.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectDocência. Fundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.titleO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM PERSPECTIVA HISTÓRICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 9

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA CALHAU LACERDA LOPES.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.