Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, Meire Luci Bernardes Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T18:40:40Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T18:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/955 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema as brincadeiras tradicionais em espaços escolares e não escolares, enfocando o papel da imaginação material nesse ato do brincar, sob a perspectiva bachelardiana. Integra-se à linha de pesquisa Processos Educativos e seus fundamentos é um subprojeto do Observatório da Educação ―Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular‖. O objetivo é identificar, nas brincadeiras de criança, a dimensão da imaginação material, no sentido que lhe é dado por Bachelard, realizando um diálogo interdisciplinar com a Arte, a Filosofia e a Educação. Os conceitos que são referenciais teóricos deste trabalho encontram-se nas obras identificadas como da fenomenologia da imaginação, de modo específico, as referentes aos quatro elementos da natureza, no sentido originário de Empédocles, terra, água, ar e fogo — Bachelard (1994, 1997, 2001, 2008). A leitura dos dados históricos sobre o brincar apoia-se em Priore (2010). Para alcançar os propósitos deste trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, segundo Lüdke e André (1986) e uma aproximação ao método fenomenológico bachelardiano. Os tipos de pesquisa utilizados são o bibliográfico e a análise de imagens de artistas brasileiros que retratam brincadeiras tradicionais em suas obras. A análise de imagens é baseada em Barbosa (1989) e em Bicudo (2000) e realiza-se a partir de quatro categorias: brincadeiras com a terra, com a água, com o ar e com o fogo. Os resultados expressam que, nas brincadeiras tradicionais, as crianças brincavam predominantemente em contato com os elementos da natureza e essa interatividade proporcionava-lhes ações criativas, relações de partilha, alegria e expressões livres. Considera-se que nas brincadeiras analisadas a imaginação material contribui para a formação ascensional e pode contribuir no processo educacional ao lado das formas atuais de brincar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES/UNIUBE | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras tradicionais de criança | pt_BR |
dc.subject | Imaginação material | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia bachelardiana | pt_BR |
dc.subject | Espaços escolares e não escolares | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | BRINCADEIRAS TRADICIONAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE GASTON BACHELARD | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 9 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEIRE LUCI BERNARDES SILVA MACHADO.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.