Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | de Borba Alves, Maria Luiza | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T17:26:11Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T17:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1218 | - |
dc.description.abstract | O campo é o berço de homens e mulheres que nele vivem e trabalham. Refletir sobre a educação do campo disponibilizada a essas pessoas é uma necessidade, uma vez que nos encontramos frente a múltiplas realidades e a diferentes interesses. A presente pesquisa teve como objetivo norteador analisar o currículo proposto para a educação do campo e sua influência sobre os aspectos de valorização da cultura e formação da identidade do homem do campo. Foram objetos dessa pesquisa duas escolas de ensino fundamental, ambas as instituições públicas municipais e rurais, localizadas na cidade de Araguari - Minas Gerais. O aporte teórico de estudo foi bem diversificado, contando com a contribuição de importantes estudiosos como: ARROYO; CALDART; MOLINA (2004); FERNANDES (2006); NASCIMENTO (2004), TARDIF (2002), FRIGOTO (2011), BEZERRA NETO (2010); MACHADO (2008), os quais contribuíram, a seu modo, possibilitando inúmeras reflexões. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da observação participante, com registros em diário de campo e estudo etnográfico, adotando como procedimentos a análise documental dos: PPPs, Regimentos, Atas de Colegiado e Conselho de Classe, arquivos e fichas admissionais e os Currículos, buscando observar se estes já possuíam adequações referentes às propostas das políticas públicas e diretrizes curriculares elaboradas para o campo. Depois da análise, os resultados finais indicaram que a proposta curricular das escolas pesquisadas não difere do currículo das escolas urbanas quanto à estrutura, à organização e os conteúdos, portanto estão em descompasso com as políticas nacionais e diretrizes, não promovendo, assim, a adequação do currículo à realidade de seus alunos. No intuído de contribuir com o ensejo de uma educação do campo de qualidade, elaboramos como produto final de conclusão do Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha de pesquisa - Educação Básica: fundamentos e planejamento, promovido pela Universidade de Uberaba – UNIUBE – Campus de Uberlândia, que é uma Coletânea de Unidades Didáticas lúdicas, que objetivam colaborar com desenvolvimento do trabalho docente na busca por uma educação que contemple o respeito às diferenças, a valorização da cultura e a formação da cultura do homem do campo, promovendo um diálogo intercultural no qual esse reconheça e se sinta valorizado. | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo. Currículo. Identidade e Cultura. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO DO CAMPO, VALORIZAÇÃO DA CULTURA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO HOMEM DO CAMPO: análise curricular em duas escolas públicas rurais de Araguari-MG | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Luiza de Borba Alves.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.