Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1408
Título: | UMA ANÁLISE DE PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO |
Autor(es): | Vidal Tavares, Rafael |
Palavras-chave: | Ideb. Projeto Político Pedagógico. Indicadores. Qualidade educacional. Gestão democrática. |
Data do documento: | 30-Set-2020 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe como questão de estudo entender as relações entre a gestão democrática, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e indicadores de qualidade educacional. Para tanto, pretende, como objetivo geral, analisar as relações existentes entre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas da rede pública de ensino municipal de Uberlândia-MG e indicadores de qualidade educacional, como forma de promoção da gestão democrática e da qualidade da educação. E, como específicos: entender a formação de políticas investigar identificar como os PPP abordam indic analisar o comportamento dos resultados do Ideb antes e após a publicação dos PPP entender, para a elaboração do produto final, como profissionais da rede de ensino percebem a melhoria da qualidade da educação por meio da elaboração do um plano de ação educacional, em forma de instrumento avaliativo, que permita aos gestores das escolas avaliarem a elaboração de PPP voltados para o desenvolvimento da qualidade da educação. De abordagem qualitativa e analítico-crítica, a pesquisa utilizou análise documental e questionário como instrumentos de coleta de dados e, para análise de dados, a abordagem qualitativa e de conteúdo. Como resultado, a pesquisa concluiu que os PPP são influenciados pela adoção de indicadores de qualidade educacional e impactam de maneira positiva o resultado do Ideb. Ao final, apresenta-se, como plano de ação, um instrumento avaliativo dos PPP. Esse instrumento propiciará aos gestores das escolas verificarem se caminham no sentido de promover o uso dos indicadores de qualidade, conforme a realidade das escolas, em ações que se traduzam em reais mudanças na qualidade do ensino oferecido e acréscimos nos resultados do Ideb, sem deixar de lado a necessária gestão democrática do ensino. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1408 |
Aparece nas coleções: | 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAFAEL VIDAL TAVARES.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.