Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, ADRIANA DE BRITO | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T15:30:53Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T15:30:53Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2971 | - |
dc.description | E aí, pessoal! Hoje, quero falar sobre um assunto importantíssimo: a Educação Física e como ela foi afetada pela pandemia. Sabemos que os últimos anos foram bem diferentes para todo mundo, e as crianças não ficaram de fora. Com as escolas fechadas, as aulas de Educação Física também precisaram se adaptar, e nem sempre foi fácil. Na minha pesquisa de Mestrado, foi investigado como o distanciamento social impactou o desenvolvimento motor dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I em uma escola Municipal da cidade de Uberlândia, MG. Dois grupos de crianças foram acompanhadas durante os anos de 2022 e 2023 e foi observado que a falta de aulas presenciais poderia ter impactado negativamente seu desenvolvimento motor. Professores e alunos enfrentaram muitas dificuldades durante as aulas remotas, como a falta de espaço para se movimentarem, a dificuldade de acompanhar as atividades on-line e a carência de interação social. Tudo isso contribuiu para que as crianças tivessem menos oportunidades de praticar atividades físicas e desenvolverem suas habilidades motoras. É importante lembrar que a Educação Física não é só brincadeira e suor. As aulas são essenciais para o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da agilidade e da força das crianças. Além disso, elas também ajudam na socialização, na autoestima e na saúde mental dos pequenos. Por isso, a gente precisa voltar a dar a atenção que a Educação Física merece. As escolas precisam investir em infraestrutura adequada, os professores precisam estar preparados para lidar com os novos desafios e os pais precisam incentivar as crianças a praticarem atividades físicas regularmente. Só assim vamos garantir que as nossas crianças cresçam saudáveis e felizes, prontas para osdesafios da vida! No blog, vamos aprofundar essa discussão e compartilhar dicas de como podemos trabalhar a coordenação motora com essas crianças que passaram pela pandemia e até hoje se observa há existência de um subdesenvolvimento motor. Fiquem de olho! | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | crianças | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject | desafios | pt_BR |
dc.title | Coordenação Motora no Ensino Fundamental Ino Pós Pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | PRODUTO: BLOG EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produto - Adriana de Brito.pdf | 308,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.