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dc.contributor.authorVIANA, ALINE LUCAS BARROSO-
dc.date.accessioned2025-03-14T15:36:34Z-
dc.date.available2025-03-14T15:36:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2974-
dc.description.abstractEste texto é o produto de uma pesquisa de Mestrado em Formação Docente para a Educação Básica, finalizada, com financiamento do Projeto Trilhas de Futuro – Educadores, da SEE/MG. Está vinculado à linha Práticas Docentes para a Educação Básica; ao projeto de pesquisa intitulado “Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares”, ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq) e à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica – RECEPE. O produto surgiu da necessidade de, diante da pesquisa realizada sobre a gestão da sala de aula em contextos de transpandemia, em especial de uma escola pública municipal de Minas Gerais, refletir e apontar as contradições dos discursos que utilizam, de maneira arbitrária, os ideais da Educação Popular, de maneira a esconder concepções neoliberais na educação. Assim tem-se por objetivo definir a concepção da Educação Popular e sua importância na gestão da escola pública. Objetiva-se ainda desmistificar a intromissão sutil da política neoliberal, “i”-responsável por planejar as políticas públicas que coordenam a educação brasileira, apontando a centralidade do currículo para tal feito. O referencial teórico é o da Educação Popular considerando as reflexões de Freire (2022abcde), e ainda Paro (2016), Brandão e Assumpção (2009), Libâneo (1985 e 2006), Sacristán (2020), Souza e Novais (2021) e Lima (2020). O cenário transpandêmico trouxe a necessidade de promover educação de qualidade social para todas e todos, se colocou e ainda se coloca como foco de toda gestão, cujo paradigma político deve contemplar a diversidade para a cidadania. Assim, espera se que este produto revele iniciativas funcionais na gestão da sala de aula, capazes de promover a educação como condição humanapt_BR
dc.titleA TRAVESSIA: DESMASCARANDO A INTROMISSÃO DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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